Ser ou não ser…..twitteiro

Em primeiro lugar, muchíssimas gracias a minha querida Lu Ricas, pelo lindo convite de me incluir à la Alice das Maravilhas, nessa caixinha de supresas…para vocês que não me conhecem..#soumestrandaUFRJeadororedesociaisnaeducacao

Muito bem, no meio educacional ainda escuto muito especialistas feras que não entendem o Twitter, embora percebam o quão valoroso é se infiltrar nessa super rede de conteúdo. Acho que meu ídolo de apropriação desta ferramenta  é @plevy porque é um vanguardista sem fim, além de uma pessoa irrevogavelmente positiva..ele diz em Inteligencia Coletiva, que o mundo só existe, pela força do bem…uma vez que o mal é destruição….se predominasse não restaria nenhum robô para contar o fim da estória.

Então, retomo a visão hamletiana, que improviso aqui : ser ou não ser…. eis a questão: será mais fácil sofrer na alma pedradas e flechadas nas redes sociais, ou pegar em armas contra o mar de angústias e combatendo-o  dar-lhes fim..morrer dormir, só isso…

e então..o #tristefinal é muita gente interessante ao nosso redor que se inscreve no Twitter mas não contribui….um verdadeiro rehab: “tentam me empurrar pro twitter eu digo não não….”

Posso dizer que 70% do conteúdo da minha dissertação foi retirada de referências do Twitter. Usei como ferramenta de percepção (que inclusive foi comprada pelo Twitter), o Tweetdeck.

Um adendo: Nada contra o G+, somente acho que acabou se tornando uma cópia do Facebook. Percebo que suas vantagens são integrar com as outras ferramentas  “gloobgle” a estilo “canivete suiço” e a possibilidade de se comentar as mensagens de amigos, algo que não é tão de vanguarda, já existia em microblogs como o Plurk, por exemplo. Bem, confesso que ainda não me maravilhei não. A medida que encontrar algumas ideias “eureka” sobre o G+, compartilho com vocês. Até tem integrador entre o Twitter e o G+….(pessoal é rápido mesmo…)

Só de e-books coletei uma variedade no Twitter, saídos fresquinhos da “prensa virtual” (a maioria creative commons, um luxo)…

Fica a dica, para aqueles professores que não se embrenharam ainda no mundo do microblogs…mantenha uma lista de amigos (aqueles que nós seguimos, nossos ídolos) de 100 a 140 pessoas no máximo. Revise com frequência sua lista de  seguidores, porque de vez em quando surgem uns parasitas spams com fotos sensuais…delete-os.

Identifique um tema de que goste e que possa contribuir com “a sua cara, do seu jeito”… pois a reputação na rede é fundamental…nada de ser lurker (“arroz de festa” rsrsrs). Compartilhe menos seu dia-a-dia e mais informações ou dicas que são relevantes para você…e para usar em sala de aula, que tal o Edmodo?, uma rede social que você pode configurar sua turma e trabalhar super bem lá!

Bom, esse foi um empurrãozinho de nada, nunca é tarde para o nosso auto-conhecimento socio-digital.

É isso ai! Até a próxima

Anúncios

Publicado em 27/07/2011, em microblogging. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. É um prazer compartilhar a administração e autoria desse blog com a Sam Vrabl. Aliás, essa já era uma parceria planejada há muito tempo. Muito além de ser uma excelente profissional, ela é pessoa incrível! Uma “cross media woman” antenada em tudo que rola no ciberespaço e no mundo. Certamente aprenderemos e nos divertiremos muito com os seus posts. A “Tic Box” é nossa! Seja bem-vinda!

    let’s puzzle!

  2. Muito bom o post e obrigado por me apresentar ao Edmodo, vou testar com uma turma. Mandarei notícias desta experiência.
    Abs,

  3. Legal, otimo Fabiano, nos dê retorno sim.
    Outra dica: Como usar o twitter a favor da educação?
    http://cadernodia.wordpress.com/2011/07/28/351/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: