Tumblr. Apenas mais uma rede social ou uma nova maneira de compartilhar conhecimentos?

Por Rafael Rodrigo*

Atualmente nos deparamos com uma infinidade de Redes Sociais que tem como principal objetivo permitir que pessoas próximas ou distantes possam interagir trocar experiências, conhecimentos e etc. Todas as redes sociais possuem uma característica em comum, que é a grande aceitação por parte do publico jovem, apesar de que hoje em dia, o publico adulto e principalmente o idoso começa a aderir as mídias sociais com mais freqüência.  Poderíamos falar detalhadamente sobre cada uma delas, mas nos concentraremos em uma nova ferramenta Online de compartilhamento de Informações: O Tumblr.

                O Tumblr é uma plataforma de Blogs criada por David Karp e Marco Arment no ano de 2007 e que hoje ultrapassa a marca de 15 milhões de Blogs hospedados nos seus servidores. O Blog permite a criação e edição de Textos, a divulgação de fotos, de músicas, vídeos, citações e links, tudo de maneira compartilhada integrada com as outras principais redes sociais disponíveis (Facebook, Twitter, Youtube, Flickr e etc.)

                O Tumblr se diferencia do WordPress pela sua facilidade (ainda maior!) de edição e criação de um perfil publico. Os perfis criados no Tumblr possuem como endereço um nome escolhido pelo blogueiro, o nome da plataforma e o endereço web de hospedagem. Ex: http://artebraszil.tumblr.com/. O charme do Tumblr é a sua opção “Reblog”, que permite que qualquer pessoa compartilhe todos os itens que considerem relevante para os seus seguidores através do seu perfil.Exemplo: Você gostou da foto que um amigo postou no seu perfil público? Pressionando Reblog os seus amigos verão essa imagem e ela será automaticamente redirecionada para o seu perfil. Você ainda tem a possibilidade de adicionar comentários e apagar ou complementar algo que alguém que compartilhou aquela imagem antes de você o fez. Isso torna o serviço bem interessante, pois a pessoa que fez o upload daquela imagem inicialmente sempre terá o seu nome citado na imagem cada vez que ela for compartilhada.

Abaixo, um recorte da tela inicial do Tumblr e suas principais opções:

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/preguicoso-e-social/

O Tumblr possui algum valor educacional?

                Essa é uma pergunta que todas as pessoas que trabalham com educação se perguntam: Como utilizar essas ferramentas tão populares como um meio de auxiliar as atividades de sala de aula ? A resposta é simples: Conhecendo-a e usando a criatividade.

Vejamos algumas atividades que podem se desenvolvidas com o auxílio do Tumblr:

          1.       Criação de um perfil da turma onde serão postadas todas as atividades realizadas dentro de um ano letivo ou período pré-definido

          Essa opção permite acompanhar todas as atividades desenvolvidas durante o período e será de grande utilidade para turmas posteriores, que terão um vasto material para consulta. Além de começarem a se integrar definitivamente na era do compartilhamento de saber e conhecimentos.

2.        Pesquisa de material direcionado para aulas de história ou Geografia

Pelos mecanismos de busca do Tumblr, é possível pesquisar por Tags especificas como, por exemplo: “Arte Moderna” ou “Segunda Guerra mundial” ou “Cinema Nacional”. Através da pesquisa é possível encontrar opiniões bem interessantes sobre os assuntos citados, advindos de diversas pessoas com conhecimentos e idéias muito diferentes das nossas.

        3.        Compartilhamento de forma simples e rápida de um trabalho escolar usando texto, imagens, músicas e vídeos

Independente da matéria lecionada, o professor pode sugerir aos alunos agregarem os seus trabalhos na plataforma, utilizado todas as opções de multimídia disponíveis.

Poderíamos citar diversas possibilidades educacionais da ferramenta. Mas é importante ressaltar que o Tumblr não foi desenvolvido especificamente com objetivos pedagógicos. Cabe ao professor moderar, acompanhar e observar o andamento das atividades de forma que o objetivo principal não seja desviado.

Bem orientado, o Tumblr surge como mais uma ferramenta de auxilio a educação, de acordo com as novas demandas do mundo atual que sugere um saber construído a partir do compartilhamento de idéias e informações. E principalmente, da divulgação em massa das mesmas.

* Rafael é professor de TI, e especialista em Informática educativa pela UFRJ.

Bibliografia utilizada:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tumblr

http://blogs.estadao.com.br/link/preguicoso-e-social/

http://artebraszil.tumblr.com/

Anúncios

Publicado em 09/08/2011, em microblogging. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: